Projeto é desenvolvido pela Unidade Executiva de Cultura e Turismo com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural material e imaterial do município.

Matéria de 10/07/2019.

Unidade Executiva de Cultura e Turismo, Conselho Municipal de Cultura e Departamento de Comunicação.

Desde 2017, a Coordenadoria de Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico, da Unidade Executiva de Cultura e Turismo vem realizando ações para a efetivação da Casa da Memória – um espaço voltado para a preservação, manutenção, discussão e reflexão do patrimônio material e imaterial de Várzea Paulista, tendo como resultado esperado a valorização e reconhecimento da história da cidade e de seus munícipes.

A Casa da Memória vem de encontro com as demandas sociais apontadas pelo Conselho Municipal de Cultura (COMUC) e das metas do Plano Municipal de Cultura. Há dois anos, a Coordenadoria de Patrimônio coletou materiais a respeito de grupos culturais como a Companhia de Santos Reis, que é reconhecida como Patrimônio Imaterial.

Projeto em andamento

Este ano, o projeto foi discutido e elaborado com a Comissão da Casa da Memória formada durante a reunião do COMUC. Foram realizadas reuniões e visitas técnicas em alguns espaços, como no SISEM (Sistema Estadual de Museus – São Paulo), Centro de Memória (Hortolândia), Instituto Pró-Memória (Sumaré), a fim de colher informações e conhecer espaços museais em municípios com a realidade próxima à Várzea Paulista.

Para a continuidade do trabalho, a Unidade Executiva de Cultura e Turismo juntamente com a Comissão da Casa da Memória tem buscado ampliar a participação realizando conversas com outras Unidades Municipais.

No dia 03 de julho, foi realizada uma reunião com membros do Departamento de Comunicação da Prefeitura, para apresentar o projeto. O intuito é que jornalista e fotografo façam entrevistas com munícipes para a formação de acervo da Casa da Memória. Novos encontros serão realizados para definir detalhes da captação das imagens.