Dados Ambientais

Área Urbana

O município de Várzea Paulista, possui uma área territorial de, aproximadamente, 35 km² situada entre as coordenadas 23°12’41” latitude Sul e 46°49’42” longitude Oeste. Limita-se ao leste com o município de Campo Limpo Paulista e ao norte, sul e oeste com Jundiaí.

Área Rural

O município não possui área rural. Existem algumas áreas com características rurais localizados dentro do perímetro urbano.

Clima

Tropical de altitude, que segundo a classificação de koepper na qual este tipo de clima é denominado Cwa, caracteriza-se por apresentar chuvas no verão e secas no inverno. A temperatura média anual é de 20.3°C. O mês mais quente é fevereiro, com temperatura média de 23.3°C, sendo a média máxima de 28.8°C e a média mínima de 17.9°C, já o mês mais frio é julho, pois apresenta uma temperatura média de 16.5°C, sendo 23.5°C e 9.6°C as médias máxima e mínima. O outono e primavera são estações de transição.

Altitude

745 metros do nível do mar.

Relevo

A cidade está localizada sobre o Planalto Atlântico na subunidade denominada Planalto de Jundiaí, no qual predominam formas de relevo denudacionais cujo modelado constitui-se basicamente por colinas e morros baixos com todos os convexos e parte com morros altos com topos aguçados. Basicamente são reconhecidos relevos de morrotes alongados e espigões, mar de morros, morrotes alongados paralelos e morros de topos achatados.

Geologia

É marcada pela ocorrência de suítes graníticas sintectônicas do Pré-Cambriano que estão representadas litoestratigraficamente pelo Complexo Amparo (ou Itapira), contendo biotita gnaisses, biotita-hornblenda gnaisses, granada biotita gnaisses, gnaisses migmatizados, migmatitos de estruturas diversas, subordinadamente biotita xistos, quartzitos, anfibólitos, gonditos e metaultrabasitos. O Cenozóico está representado pela unidade Sedimentos Aluvionares (Qa), contendo aluviões em geral, incluindo areias inconsolidadas de granulação variável, argilas e cascalheiras fluviais subordinadas, em depósitos de calha e/ ou terraços.

Tipos de Solo

O município de Várzea Paulista compreende dois tipos de solo, sendo que os cambissolos hápicos compreendem a maior parte do município, e os argissolos vermelho-amarelos são restritos à sua porção meridional, correlacionados com a unidade geomorfológica de morros com serras restritas, onde prevalecem as maiores altitudes da área de estudo.

Hidrografia

A rede hidrográfica do município apresenta predominância de rios perenes, mas alguns pequenos canais intermitentes devido ao relevo muito acidentado situado sobre as falhas e fraturas geológicas. Toda rede escoa no sentido do Rio Jundiaí que corta a porção centro-norte, desde o extremo leste ao extremo oeste.

Vegetação

Encontra-se nos domínios do bioma Mata Atlântica (IBGE, 2010), ecossistema incluído na lista de hotspots mundiais da biodiversidade. Essa região faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, que por sua vez é parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A vegetação desta região é classificada como Floresta Estacional Semidecidual. A região, por apresentar elementos das florestas semidecíduas do Planalto Paulista e da Floresta Atlântica das encostas da Serra do Mar, caracteriza-se como uma zona ecotonal. Atualmente restam apenas 18% da cobertura vegetal original no município de Várzea Paulista, correspondendo a 667 ha, distribuídos em 113 fragmentos sendo 77 ha de vegetação natural média e 36 há de vegetação natural inicial. A parte sul do município concentra a maior parte desses fragmentos, sendo apontados como área de extrema importância para implementação de conectividade (grau 6 de 8), revelando-se como prioritária para ações de restauração florestal. Na região podem ser encontradas as seguintes fisionomias florestais: Florestas Estacional Semidecidual Montana Dossel Uniforme (Floresta de Altitude), Floresta Estacional Semidecídua Montana Dossel Emergente, Floresta Estacional Semidecidual Aluvial Dossel Emergente (Mata Ciliar), Refúgio Montano Arbustivo (Lajedo Rochoso).

Foto da Serra do Mursa.

Estes dados foram fornecidos pela Unidade Executiva de Meio Ambiente.